Chocolate ajuda proteger as mulheres contra derrames

Ele tem ação antioxidante e diminui a formação de coágulos

Por Minha Vida - publicado em 11/10/2011


Ingerir uma quantidade equivalente a duas barras de chocolate por semana pode proteger as mulheres de derrames, principalmente aqueles causadores por coágulos sanguíneos, diz um estudo feito por cientistas do Karolinska Institutet, na Suécia, e publicado no jornal especializado em doenças cardiovasculares Journal of the American College of Cardiology.

Mais de 33 mil mulheres, com idade entre 49 e 83 anos, participaram do estudo, que durou 10 anos. Primeiramente, elas responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e histórico familiar de doenças cardiovasculares. Depois, os médicos separaram as participantes em oito grupos de acordo com o seu consumo de chocolate. Eles eram classificados de "nunca como chocolate" até "como chocolate três vezes por dia". Durante o estudo, 1549 mulheres sofreram derrames. Deste número, 1200 foram causados por coágulos sanguíneos. 

Os autores do estudo descobriram que as mulheres do grupo que comiam aproximadamente duas barras de chocolate por semana estavam até 20% mais protegidas de derrames do que as voluntárias que nunca comiam chocolate. De acordo com os especialistas, o cacau, principal ingrediente do chocolate, contém grandes quantidades de flavonoides, que tem ação antioxidante e protegem os vasos sanguíneos de lesões. Além disso, eles também mostraram ter influência positiva na redução na formação de coágulos sanguíneos, principal causa de derrames.

Mesmo que, em teoria, esse efeito também possa ser visto nos homens, os autores do estudo defendem que trabalhos específicos para o sexo masculino devem ser feitos antes de afirmar que o chocolate também os protege contra derrames.

Os cientistas alertam, porém, que o chocolate deve ser consumido em sua forma mais saudável, ou seja, em sua versão meio amarga ou com 70% de cacau. Esses tipos contêm menores quantidades de açúcares e leite e, por isso, são menos calóricos e gordurosos que o chocolate normal. 

Chocolate contra o estresse

Outra pesquisa, publicada no Journal of Proteome Research, sugere que o chocolate amargo tem o poder de diminuir os índices de estresse e ainda ajudar no controle da ansiedade. Realizada pelo Centro de Pesquisas Nestlé, em Lausanne, na Suíça, o estudo analisou o consumo diário do chocolate e o nível do hormônio cortisol dos voluntários, substância conhecida como o hormônio do estresse.  

A pesquisa aconteceu com 30 adultos saudáveis, que consumiram 40 gramas, em média, de chocolate amargo, diariamente, durante duas semanas. Os participantes tiveram os níveis de ansiedade e estresse determinados no início e no final do estudo por meio da análise de sangue e de urina.

Depois do termino do estudo, os cientistas analisaram que o nível de cortisol baixou consideravelmente em todos os participantes chegando em 40% de redução naqueles que sofriam com a ansiedade.  


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2012 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

  • O Minha Vida é uma empresa Endeavor

  • Prêmio ABEMD 2010 Associação Brasileira de Marketing Direto

  • Nós aderimos aos princípios da 
                                charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
    Verifique aqui